A Instituição

  • Quem somos
    Quem somos

    Para a União Cultural, o aprendizado da língua inglesa pode ser o ponto de transformação na vida de qualquer pessoa, dando a ela maiores oportunidades no âmbito profissional, além de ampliar seus conhecimentos, autoestima e confiança nos momentos em que falar inglês pode ser essencial, seja no trabalho ou em uma viagem.

    Reconhecida pela Embaixada Americana como Centro Binacional de excelência no ensino da língua inglesa, a União Cultural está, há mais de 70 anos, transformando vidas por meio da inovação de sua metodologia, fazendo com que seus alunos, de fato, tenham grande interação com a língua e realizem seus sonhos: viajar pelo mundo, conhecer outras culturas, fazer um intercâmbio estudantil.

    A escola possui cursos para expandir o conhecimento e a capacidade de alunos de todas as idades, ajudando a conquistar um futuro promissor e de sucesso. Seus professores são altamente qualificados e, além de possuírem certificação internacional de proficiência no idioma, participam constantemente de workshops de atualização da metodologia promovidos em parceria com editoras internacionais.

    Metodologia:
    É baseada no communicative approach. O aluno entra em contato com o idioma de forma comunicativa e aprende a construir seu conhecimento através de interação com contextos sociais sempre relacionados à sua própria realidade. Além disto, ele tem oportunidades de desenvolver estruturas e adquirir vocabulário através de atividades que o deixam pessoalmente e ativamente envolvido com aprendizado da língua inglesa.  Ao final dos cursos, o aluno terá conhecimento de estruturas e vocabulário da língua inglesa de acordo com o nível proposto (básico/ intermediário/ avançado).

    Pré-requisito:
    Os interessados deverão ser avaliados mediante um teste de conhecimento da língua inglesa, para formação dos grupos. O teste deverá ser feito na na sede da União Cultural Brasil Estados Unidos, situada na Rua Teixeira da Silva, 396- Paraíso.

    Carga horária:
    Cada curso ( básico/ intermediário/ avançado) é dividido em quatro módulos. Cada módulo está estruturado para uma carga horária mínima de 40 horas.

    Diferenciais:
    O material adotado compreende além do livro texto e de exercícios, o livro digital com o software para interação com o quadro branco, Top Notch TV vídeo, exercícios interativos e exercícios extras de gramática desenvolvidos pela Pearson Longman. O curso oferece uma grande exposição da língua inglesa além de várias oportunidades de prática e revisão. 

  • RESPONSABILIDADE SOCIAL E A UNIÃO CULTURAL
    RESPONSABILIDADE  SOCIAL E A UNIÃO CULTURAL

    Refletindo sobre a responsabilidade social, hoje presente em grande parte das organizações sociais, sejam elas lucrativas ou não, a União Cultural sentiu a necessidade de desenvolver algumas atividades e projetos de cunho social que estivessem relacionados às atividades já vinham sendo desenvolvidas e que estivessem vinculadas principalmente ao ensino da língua inglesa.

    Entendendo a responsabilidade social como o alinhamento dos objetivos da instituição com as necessidades e expectativas da comunidade onde se encontra inserida, a UCBEU optou por desenvolver projetos que pudessem dar acesso ao conhecimento da língua inglesa a jovens e adultos, provenientes de famílias de baixa renda, objetivando prepará-los melhor para o ingresso ou permanência no já tão difícil mercado de trabalho brasileiro.

    Parece pertinente afirmar que tais condições adversas se colocam em maior grau para os jovens procedentes dos estratos sociais menos favorecidos que enfrentam graves dificuldades para ter uma escolaridade mínima compatível com as exigências que se apresentam no mercado de trabalho atual.

    Assim a UCBEU criou o projeto de responsabilidade social “English by União Cultural”, em parceria com núcleos assistenciais e ONGs.

    O objetivo principal é oferecer inglês básico à população menos favorecida, igual ao que recebem as pessoas com melhores condições financeiras, visando o ingresso  destes no mercado de trabalho de forma mais competitiva.

    O método comunicativo, Communicative  Approach, ensina o aluno a ter um desempenho básico tanto na habilidade oral como escrita.
    Sob a coordenação da União Cultural, os instrutores voluntários, classificados em  nível avançado na sede da escola,  recebem treinamento de capacitação freqüentente em reuniões onde há troca de experiências e se direciona o aprendizado de forma prática. Estes voluntários ministram as aulas em diferentes locais/ núcleos na periferia de São Paulo.

    O curso utiliza os livros da Editora Longman  e material desenvolvido pela União Cultural.

    A União Cultural, em parceria com Núcleos Assistenciais  (ONGS), acreditando no projeto  de responsabilidade social English by  União Cultural,  se dedica ao ensino do idioma inglês usando o método  aplicado na sede da União Cultural, ajudando a inclusão social  de grupo de pessoas menos favorecidas.

    O projeto, além de ensinar inglês aos assistidos  cadastrados nos núcleos assistenciais, capacita os instrutores voluntários,  que recebem uma ferramenta de trabalho para atuarem como futuros professores de inglês em atividade principal  .

    Os alunos são avaliados ao fim de cada módulo, através de exame escrito e conceitos gerados a partir de observações  feitas pelos instrutores voluntários de acordo com a participação do aluno na aula, resultados apresentados através de  tarefas de casa e freqüência. A média para aprovação é  70.

    A certificação é dada após a conclusão do 4º módulo, mediante objetivos satisfatórios atingidos .

    A abrangência do projeto tem sido bem significativa desde o início, 2007.

    Abaixo a tabela com número de alunos e núcleos parceiros em  2014.

    PROJETOS 1º Semestre 2014 2º Semestre 2014
    FEESP SP 84 108
    FUTURONG – Parelheiros 143 139
    SAFRATER – Américanópolis 15 79
    CONE – Prefeitura SP 25 8
    EURÍPEDES BARSANULFO - Pirituba 85 92
      352 419


    Algumas fotos de treinamentos de instrutores  voluntários . 

     

      

     

     Alguns alunos em salas de aula em  diferentes núcleos assistenciais.